Almoço: Todos os dias das 12:00h às 14:30h
Jantar: de segunda a sábado das 19:00h às 23:00h

Delivery: saiba o que é, como funciona e quais as vantagens para o cliente

Quando você está com fome, mas não tem tempo para preparar algo ou então sair para comprar comida é muito bom receber esse produto diretamente em casa, não é mesmo? Esse procedimento acontece por causa do delivery, o serviço de entrega que vem ganhando uma proporção cada vez maior dentro do ramo alimentício.

Esse processo facilita a venda e a distribuição de lanchonetes e restaurantes, além disso otimiza o tempo dos clientes que não precisam se deslocar até o espaço físico ou então ir cozinhar para ter uma boa alimentação.

Delivery: saiba o que é, como funciona e quais as vantagens para o cliente

O que é delivery

O delivery é um serviço de entrega de alimentos e outros produtos que foram encomendados através do telefone, WhatsApp ou aplicativos voltados para o mesmo. O procedimento veio para facilitar a vida dos consumidores, evitando transtornos ao precisar sair do conforto da sua casa para comer, comprar remédios e outros itens.

Esse método é muito eficaz para quem quer comer algo específico, mas está muito atarefado para sair ou então para pessoas que têm crianças em casa, o que acaba dificultando na hora de deslocar até o restaurante.

O que significa delivery

Delivery é uma palavra em inglês que vem do verbo “deliver” e quando traduzida para o português significa “entrega, transmissão ou distribuição” de algo.

Ao se referir nesse procedimento as pessoas tendem a associar somente a entrega de comida, isso porque a palavra tende a ser mais utilizada no ramo alimentício, mas na verdade delivery se refere a tudo que de alguma forma é encomendado e posteriormente entregue através de serviços de moto, carro, caminhão e até avião.

No início uso do termo, ele se referia mais a entrega exclusiva realizada pelas transportadoras, mas atualmente esse serviço pode ser feito de diversas maneiras. Em cidades pequenas e com um baixo número de população, por exemplo, em alguns casos o delivery é feito até mesmo com o uso de uma bicicleta.

O que significa delivery

Como funciona delivery

O delivery funciona por etapas, quase como o famoso “processo formiguinha” onde uma passa a informação para o outro até que o serviço completo seja realizado e o produto entregue ao cliente.

O processo se inicia na equipe que recebe os pedidos que ficará responsável por recolher os mesmos e oferecer atendimento ao cliente. Então os pedidos devem ser passados para a equipe de preparação, que no caso são os cozinheiros. Depois que o alimento é preparado deve ser recolhido pelo entregador que ficará responsável pela etapa final que é a de entregar o produto ao cliente no local indicado pelo mesmo.

Para que esse processo funcione com total eficiência, é indispensável ter uma boa gestão de entrega e também ter atenção com as embalagens que devem ser propícias para cada produto, resistentes e térmicas, de maneira que o pedido chegue em bom estado para o cliente.

O que precisa para abrir um delivery

A implementação da entrega a domicílio nos restaurantes é excelente para aumentar a demanda do estabelecimento e ainda é um processo bem simples de ser realizado, basta ter um bom planejamento sobre os pontos principais da entrega. A organização é fundamental para que o processo flua bem e tenha resultados eficientes para o negócio e para o cliente.

Para abrir o delivery não é preciso necessariamente ter um estabelecimento físico, mas sim os produtos. Sabendo exatamente o que irá vender você já pode começar a trabalhar com esse método, mas precisará de pessoas para te ajudar nesse processo.

Para iniciar o delivery sem divergências e com eficácia logo no início do serviço, confira algumas dicas que são fundamentais para o mesmo flua bem:

  • Não ter precipitação, no início a demanda é baixa mesmo;
  • A divulgação do serviço é essencial;
  • Ter um diferencial competitivo agrega muito;
  • As embalagens precisam ser de alta qualidade;
  • Os feedbacks dos clientes são importantes.

Diferentes tipos de delivery

A concorrência no delivery alimentício é grande, mas felizmente há uma grande variedade de segmentos dentro do mesmo, o que além de ser excelente para os estabelecimentos, também é muito positivo para os clientes que ficam com uma variedade maior de pratos a sua disposição. Conheça alguns deles:

Delivery marmitex

muito famoso e um dos mais tradicionais no mercado, esse modelo geralmente tem grande demanda durante o almoço e jantar com refeições recheadas de nutrientes, proteínas e carboidratos selecionados assim como os pratos da Casa do Zé;

Delivery lanches

hambúrgueres, batatas fritas, pizzas e demais lanches são refeições muito pedidas no período da noite e da madrugada, principalmente pelo público mais jovem;

Delivery ingredientes

há aqueles que prefiram cozinhar suas próprias refeições, mas na correria acabam esquecendo de comprar alguns ingredientes e para isso serve esse modelo de delivery o qual realiza a entrega desses itens a domicílio. Esse método é bastante comum em lojas de hortifruti, ervas e temperos;

Delivery kit festa

muito presentes em festas de aniversário, confraternizações e demais eventos, esse modelo geralmente é solicitado com dias de antecedência para a preparação do bolo, salgadinhos e docinhos típicos de festas;

Delivery mercado

o delivery mercado passou a ficar mais famoso recentemente, principalmente após a pandemia, quando as pessoas evitavam sair de casa até mesmo para fazer compras. Esse método não foi adotado por todos os supermercados, mas aqueles que utilizam geralmente possuem uma ferramenta online de pedidos onde o cliente pode selecionar os produtos que deseja.

Diferentes tipos de delivery

Pedir comida delivery

Pedir comida por delivery otimiza o tempo dos clientes que não precisam parar suas tarefas para irem até o estabelecimento físico comer o alimento que desejam. Os pedidos podem ser feitos de maneira prática geralmente através do site do restaurante ou então do WhatsApp, mas para os mais tradicionais, também há a opção de realizar uma ligação para os estabelecimentos e fazer o pedido através do mesmo.

O que é atendimento delivery

O atendimento é o primeiro contato da empresa com o cliente, por isso deve ser realizado com clareza, de maneira que o atendente deve esclarecer todas as dúvidas do cliente e coletar seu pedido corretamente. Além disso, deve ser atencioso, principalmente se o contato estiver sendo realizado por telefonema, ao qual o cliente pode perceber na entonação da voz a qualidade da prestação de serviço do estabelecimento. Para que o atendimento seja sempre eficaz, bom e funcional é importante que o cliente deixe o seu feedback.

Feedback atendimento

O feedback geral é uma peça importante, mas acaba que muitas pessoas esquecem de dar esse feedback também sobre o atendimento por delivery. A opinião dos clientes em relação a isso é extremamente necessária, porque é através da mesma que o estabelecimento conseguirá identificar funcionários sem capacitação, bem como beneficiar aqueles que estão realizando o trabalho de forma correta.

Ao contrário do que muitos pensam, o feedback não é importante apenas para a empresa, mas também para o cliente. É através do mesmo que os restaurantes conseguem aprimorar o atendimento e deixar o mesmo cada vez melhor.

Feedback atendimento

Porque usar delivery

Há diversas razões para aderir o delivery como um dos seus modelos de compra, uma vez que esse por si só já é bastante vantajoso pelo fato de não exigir a locomoção até o local. A entrega a domicílio veio para oferecer mais conforto e praticidade para as pessoas.

Esse conforto se dá por diversas razões, uma delas é o fato de a pessoa não precisar cozinhar para ter uma refeição deliciosa, consequentemente isso também evita que a pessoa precise se deslocar até o supermercado para comprar ingredientes.

O delivery ainda aumenta a variedade de refeições com um cardápio bastante diverso com comidas típicas de diversas regiões como Brasil, China e México, contendo refeições completas, lanches, sorvetes e outros.

Além do conforto, da variedade e do pedido feito através do telefone gerar mais praticidade, geralmente o delivery também oferece diversas promoções, cupons de desconto ou programas de fidelidade, o que acaba sendo bastante útil caso você tenha o costume de pedir comida.

Vantagens do delivery

Sabendo de todas as razões as quais fazem com que pedir o delivery seja uma excelente opção, é importante se atentar também nas vantagens de contratar esse serviço e fazer os pedidos com entrega a domicílio. Veja quais são:

  • Você pode ter boas refeições no conforto da sua casa ou enquanto realiza outras tarefas como trabalhar home office, cuidar das crianças e demais;
  • Não precisa se preocupar com o combustível, encontrar uma vaga no estacionamento ou pegar o ônibus no horário certo;
  • É muito viável para quem não sabe ou não gosta de cozinhar, mas ama comer bem;
  • Evita o transtorno de se locomover até o local físico;
  • Você pode oferecer comidas deliciosas as suas visitas sem precisar sair para comprá-las ou então fazer com que eles precisem se deslocar até algum local para comer;
  • A forma de realizar o pedido é fácil e rápida através de mensagens, telefonemas ou pelo site;
  • Evita o acúmulo de louças já que as comidas vêm em embalagens descartáveis;
  • Ganha mais tempo na sua rotina;
  • Diminui o gasto de gás, luz e água;
  • Não corre o risco de perder o ponto da comida;
  • São ótimas fugas para confraternizações de última hora, uma vez que você pode pedir a comida ou invés de cozinhar algo às pressas;
  • Enquanto espera que o alimento chegue, você pode fazer outras tarefas.

A lista de vantagens em pedir o delivery é realmente bastante extensa! E você? Já pediu alguma coisa hoje? Faça seu pedido na Casa do Zé clicando aqui e saboreie a delícia dos espetinhos no conforto da sua casa.

Vantagens do delivery

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Casa do ZéChurrascariaRestauranteRodízio | Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido e Otimizado por 3W Publicidade Mídia Digital

Casa do ZéChurrascariaRestauranteRodízio | Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido e Otimizado por 3W Publicidade Mídia Digital