Almoço: Todos os dias das 12:00h às 14:30h
Jantar: de segunda a sábado das 19:00h às 23:00h

Conheça o churrasco típico de 5 países diferentes

Conheça o churrasco típico de 5 países diferentes

É evidente que o churrasco é um prato muito tradicional em todo o território brasileiro, não é atoa que é um dos favoritos aqui no país. Entretanto, você sabia que cada região do mundo tem sua própria forma de preparar essa receita? Alguns preferem o mais tradicional com a carne assada no fogo, outros optam por opções mais caseiras que podem ser feitas sobre uma mesa, por exemplo.

Ainda que aqui no Brasil estejamos mais acostumados com as carnes assadas em churrasqueira de alvenaria ou de ferro, acompanhada por uma deliciosa salada de maionese, às vezes é muito bom experimentar coisas novas, certo?

Pensando nisso, neste artigo trouxemos 5 modelos típicos de churrasco feitos em outros países, esses que apesar de contarem com outros métodos de preparo e ingredientes, ainda assim possuem o clássico sabor defumado e ainda podem ser combinados com outros pratos de cada região que são igualmente saborosos. Continue lendo o artigo e confira!

O que é churrasco

O churrasco é um prato ao qual utiliza-se carne, legumes ou pães como ingredientes principais, os mesmos são postos em espetos ou sobre a grelha e posteriormente assados. Esses geralmente são preparados diretamente no fogo com lenha ou carvão, mas também podem ser feitos a vapor ou por aquecimento elétrico.

Independentemente de qual seja a sua preferência para os alimentos, conheças todas as formas de assar o churrasco:

  • Churrasqueira de alvenaria;
  • Churrasqueira de metal;
  • Churrasqueira elétrica de mesa;
  • Churrasqueira a gás;
  • Churrasqueira giratória;
  • Churrasqueira pit smoker;
  • Chapa aquecida;
  • Churrasco de chão.

Tradição do churrasco

Não é possível saber de fato qual é a verdadeira origem do churrasco, isso porque o prato é na verdade parte de uma das grandes evoluções humanas, sendo aderido o preparo de alimentos com fogo a mais de 1,8 bilhões de anos atrás. Sendo assim, concluímos que o churrasco vem diretamente do período em que a humanidade descobriu e passou a ter domínio sobre o fogo, deixando de lado a alimentação feita com comidas cruas, e logo aderindo ao formato assado.

Tipos de churrasco

Cada país conta com sua própria cultura, bem como a culinária se adapta de acordo com a mesma, sendo assim, ainda que o churrasco em todos os países seja caracterizado principalmente pela carne assada, em cada um deles o método de preparo é feito de formas diferentes, assim com os ingredientes, temperos e acompanhamentos utilizados são outros.

Confira abaixo 5 dessas variações:

Churrasco mexicano

Churrasco mexicano

No México, o delicioso churrasco é chamado de “barbacoa” e o mesmo é feito principalmente com carne de vaca, bode ou ovelha, essas tendem a ser bem temperadas com pimenta e assadas no fogo de chão. Esse modelo é formado por uma escavação no chão onde é acendido o carvão, sobre o mesmo é posto uma grelha onde é assada a carne, ficando a alguns palmos do fogo.

O prato é extremamente delicioso, ideal para ser preparado em eventos e muito convidativo para quem almeja por sabores intensos, ficando ainda melhor quando acompanhado por posta de peixe, hambúrgueres e molhos mexicanos.

Molho mexicano para churrasco

Sabendo o quanto a culinária mexicana é deliciosa e cheia de sabores marcantes, nada melhor do que saborear o tradicional churrasco de chão com molhos das especiarias do país. Confira as melhores opções para servir como acompanhamento:

  • Molho de pimenta cascabel;
  • Molho de pimenta dedo-de-moça;
  • Molho de pimenta verde;
  • Molho de pimenta habanero;
  • Molho de pimenta com azeite e limão;
  • Molho de guacamole;
  • Molho cheddar.

Churrasco americano

Churrasco americano

O churrasco americano geralmente é feito em pequenas churrasqueiras de ferro ou em um pit smoker, um modelo de churrasqueira com preparo mais lento, podendo levar até 14 horas para assar os alimentos. Os norte-americanos costumam assar não só pedaços de carne bovina, suína e de frango, mas também hambúrgueres, salsichas, molhos e legumes.

Uma técnica muito aderida nos Estados Unidos são os espetinhos. É algo bastante tradicional ver em seus churrascos pedaços pequenos dos aperitivos presos em palitos, mas quem estamos querendo enganar? Esse modelo é uma forma muito criativa de misturar os itens e deixar o churrasco ainda mais saboroso.

Churrasco americano cada um leva o seu

Algo que os americanos costumam fazer muito em seus churrascos é a regra de “cada um leva o seu”, isso significa basicamente que cada convidado deverá levar um prato ou bebida para contribuir com a churrascada, como se fosse um evento comunitário. Dessa forma, a reunião entre amigos e familiares não pesa no bolso do anfitrião, que não tem mais a necessidade de arcar com tudo sozinho.

Apesar de ser algo presente na cultura norte-americana, aqui no Brasil esse método também pode ser visto, principalmente em reuniões de família, como o Natal ou o almoço de Páscoa.

Churrasco japonês

Churrasco japonês

Geralmente os japoneses têm preferência por carnes bovinas de excelente qualidade e com cortes finos, o que faz com que o churrasco seja imensamente saboroso. Logo após selecionar a carne, a mesma pode ser preparada de três diferentes formas, veja quais são:

  • Yakiniku – vindo tradicionalmente da cultura coreana, esse formato é muito comum por ser feito em uma grelha embutida na mesa, e o preparo realizado diretamente por quem irá saboreá-lo;
  • Teppanyaki – nesse caso, uma churrasqueira elétrica fica embutida ao lado da mesa e um chef faz o preparo da carne;
  • Yakitori – o chef faz o preparo da carne, especialmente de espetinhos por trás da bancada e posteriormente serve os clientes ali mesmo.

Além das diferentes formas de preparo do churrasco japonês, as carnes utilizadas para o mesmo não são marinadas, por isso, o sabor das mesmas é mais forte e puro. O que os levam a servi-la acompanhada por molhos diversos, como o shoyu, molho de soja ou alho, bem como diversos vegetais crus.

Esse modelo de churrasco é ideal para fazer um date com a pessoa amada ou então um encontro com os amigos.

Sushi e churrasco

Se você é um amante de churrasco, bem como apaixonado por sushi, não pode deixar de experimentar esses dois pratos juntos. O sabor do salmão cru, das algas e demais ingredientes entra em perfeita harmonia com a carne bovina defumada, proporcionando uma explosão de intensos e deliciosos sabores. A boa notícia é que aqui no Brasil, alguns restaurantes japoneses adotam ambas as técnicas, sendo assim você pode facilmente unificar os pratos.

Churrasco coreano

Churrasco coreano

O churrasco coreano, também conhecido como gogi gui, se trata de uma grelha a gás ou carvão que fica embutida na mesa. Os coreanos são grandes amantes da carne suína, por isso essa é uma das principais peças para o churrasco, mas eles também utilizam peixe, frango e carne bovina cortadas em fatias finas e na maioria das vezes marinadas. Nesse caso é comum que cada pessoa prepare a sua própria carne, mas em uma roda de amigos, pode ser que um deles fique responsável pela churrasqueira.

Esse churrasco é muito famoso por ter um sabor marinado característico, muitas vezes com temperos agridoces. Também é caracterizado por ser consumido juntamente a diversos acompanhamentos, como legumes, saladas, vegetais, banchan, kimchi e outros.

Kimchi e churrasco

Kimchi é um prato típico coreano e um dos mais amados na culinária, o mesmo conta com o preparo de hortaliças frescas com molho vermelho apimentado. Quando se trata do churrasco, o kimchi se torna um excelente acompanhamento, de forma que o sabor apimentado entra em conjunto com a carne defumada, proporcionando uma experiência muito boa.

Churrasco grego

Churrasco grego

O churrasco grego é um prato que se tornou muito famoso no Brasil por ter um sabor forte e delicioso. Geralmente encontrado em barraquinhas, foodtrucks ou feirinhas, o mesmo é produzido com um amontoado de carnes e legumes em um espeto de ferro que assa na vertical. Quando a mesma já está no ponto, a carne é cortada e fatias finas, podendo ser servida pura, mas geralmente sendo posta dentro do pão.

Churrasco grego no pão

Esse tipo de carne assada geralmente é utilizado para fazer shawarma ou kebab, que é um prato ao qual é posto uma grande quantidade de carne dentro de um pão sírio, acompanhado por molhos. Mas para aqueles que querem fazer algo mais simples em casa ou preferem um sabor mais tradicional, pode ser utilizado o pão francês para montar o prato.

Conclusão

No fim, independentemente de qual seja a origem ou a forma como é feito o churrasco, esse é um prato delicioso que pode ser excelente para um almoço em família, uma confraternização entre amigos ou até mesmo em uma festa de aniversário. Fazendo o preparo corretamente e selecionando os melhores acompanhamentos, a refeição pode ser experimentada de diversas maneiras.

Conhecer um pouco mais sobre a culinária de outros países é uma ótima forma de experimentar uma partícula de outras culturas e ainda deixar o a refeição mais variada, sem precisar comer sempre o mesmo churrasco de sempre. Além desse, há diversos outros pratos que são adaptados de acordo com a região onde é feito, por exemplo, o macarrão ou o arroz. O mais recomendado é realizar uma pesquisa profunda sobre e começar a variar as refeições em sua própria casa, surpreendendo seus amigos e familiares.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Casa do ZéChurrascariaRestauranteRodízio | Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido e Otimizado por 3W Publicidade Mídia Digital

Casa do ZéChurrascariaRestauranteRodízio | Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido e Otimizado por 3W Publicidade Mídia Digital