Os sabores mais picantes podem assustar muita gente e, caso você não esteja acostumado, é importante evitar as culinárias mais carregadas em pimentas e temperos, como é o caso da comida mexicana e indiana.
E, por mais que muita gente se assuste, ainda há aqueles que simplesmente amam o condimento e fazem de tudo para colocá-los em todos os pratos possíveis.
O segredo para aprender a apreciar boas pimentas é começar com as menos picantes e ir se acostumando com o aumento de ardência aos poucos. Sendo assim, confira a lista com pimentas que não ardem para quem ainda não tem resistência ao paladar picante:
Pimenta Biquinho
É a pimenta ideal para quem quer começar no mundo da culinária mais picante. Essa pimenta possui nível de ardor muito baixo e por isso, pode ser utilizada de formas diferentes. Desde processos em conserva até utilização natural.
Os formatos de uso mais comuns incluem a decoração de pratos e como tempero de molhos, saladas, aperitivos, vinagrete e no preparo de carnes vermelhas e peixes. A pimenta biquinho possui vitaminas C, B6 e K1, é rica em cálcio, ferro, magnésio, fósforo e sódio.
Seus benefícios mais conhecidos são:
- Ação antioxidante;
- Auxiliar no sistema inmunológico;
- Ajudar a controlar o açúcar;
- Prevenir dor muscular.
Pode ser usada de diversas formas, dentre elas:
- Peixes e frutos do mar;
- Temperos de salada.
Pimenta do Reino
Tem pouca ardência, é leve e versátil.
Também conhecida como pimenta preta ou redonda, ganhou esse nome pois era muito utilizada pelos cozinheiros do reino durante as viagens de navio.
Tem origem indiana contando com um sabor leve, além de possuir um versátil utilização, podendo ser atribuída a pratos variados para intensificar o sabor. Seu uso traz muitos benefícios à saúde, tais como:
- Propriedades anti inflamatórias;
- Favorecer a digestão;
- Melhorar a circulação sanguínea.
A pimenta do reino pode ser usada em diversas situações, mas na maioria das vezes serve para o tempero de:
- Sopas;
- Saladas com legumes e verduras;
- Omeletes;
- Carnes.
Pimenta Rosa
A pimenta rosa é uma excelente opção com ardência leve e sabor adocicado.
Tem origem brasileira e é, na verdade, a semente da Aroeira, uma árvore bastante popular da região. Os grãos têm aparência delicada e são muito usados para decorar os pratos.
Possui benefícios para a saúde sendo eles:
- Auxiliar no tratamento da doença de Alzheimer;
- Repleta de antioxidantes;
- Alivia o processo inflamatório no corpo.
Pode ser usada para:
- Temperar carnes e peixes;
- Saladas;
- Sopas e caldos;
- Legumes;
- Omeletes.
Dedo de moça
É uma opção para os iniciantes nas artes da ardência e que querem dar um passo além sem passar por nenhum perrengue.
Se você já é conhecedor das pimentas iniciantes e quer passar para um novo nível, a pimenta dedo de moça vai ajudar nesse processo.
Pode ser usada em diversas situações, como por exemplo:
- Temperar molhos;
- Temperado de saladas;
- Preparo de carnes bovinas;
- Preparo de aves;
- Preparo de frutos do mar;
- Temperar o feijão cozido.
Pimenta Jalapeño
É uma das pimentas mais usadas na comida mexicana, sendo peça fundamental no preparo de muitos pratos como nachos, burritos e tacos.
Seu nível de ardência é parecido com o dedo de moã e é uma opção interessante para quem começou a consumir pimenta há pouco tempo e quer experimentar novos sabores.
Possui uma série de benefícios, dentre eles:
- É termogênica – pode ajudar no emagrecimento;
- Ajuda a prevenir graves doença;
- Fortalece a imunidade;
- Minimizar as dores no corpo.
Pode ser consumido de diversas formas diferentes, dentre elas:
- Saladas;
- Geleia;
- Em conserva;
- Natural.
Escolha a pimenta com sabedoria
Se você está há muito tempo na fase iniciante e quer pular para a fase intermediária, é possível que você passe por alguns problemas. Isso porque existem muitas pimentas com índice de ardência muito altos.
Se você é um iniciante, essa ardência pode acabar te fazendo passar por situações constrangedoras e muito ardidas.
Pesquise os benefícios da pimenta que você quer usar e não se esqueça de estudar seus usos e benefícios, assim você conseguirá extrair todo o sabor presente nas pimentas e combiná-los da melhor forma possível com os pratos que estiver preparando.
Lembre-se de consultar a ardência de cada pimenta para não ser surpreendido durante a ligação.
Dicas para lidar com a ardência das pimentas
A dor e a ardência causadas pela pimenta podem durar por algumas horas. Algumas vezes a ardência e a dor causadas podem exigir alívio imediato.
O mel e o açúcar são alimentos que podem remover essa sensação provocada pela pimenta, tomando conta de todo o paladar e diminuindo consideravelmente o desconforto.
No entanto, a melhor forma de cortar a picância dos alimentos é sobrepô-los a derivados lácteos. Leite, iogurte e manteiga podem te auxiliar no processo se consumidos logo na sequência do início do ardor. Mastigar um pedaço de pão também é uma excelente técnica.