Nutrição

Carne bovina, suína e frango: quais os benefícios de cada uma para a alimentação

Carne bovina, suína ou de frango, são poucas as pessoas que nunca experimentaram um dessas proteínas que são tão requisitadas em casa, restaurantes e outras diversas ocasiões.

Algumas pessoas optam por não incluir a carne em sua cadeia alimentar, há aqueles que preferem comer apenas às vezes em comemorações ou quando algum restaurante está oferecendo uma boa promoção, e por fim, os que fazem desse um dos seus pratos principais e dificilmente ficam sem saboreá-lo por muito mais que um dia.

A carne de fato é um dos alimentos que mais possui nutrientes por isso ela se torna tão importante na alimentação e caso não seja ingerida precisa ser substituída por algum alimento que seja igualmente nutritivo, ainda que essa seja uma tarefa um pouco difícil.

Para os amantes de dietas e de uma vida saudável, saber exatamente quais são os benefícios de ter essa proteína na sua grade alimentar é bastante importante pois a carne pode agregar muito para o melhorar o funcionamento do corpo, fortalecer os músculos e em alguns casos pode até ajudar no emagrecimento.

A carne se tornou um alimento tão enraizado na cultura mundial que se faz presente não apenas na alimentação do dia a dia, mas também em festas de aniversário, confraternizações, sociais e demais eventos.

Carne bovina, suína e frango: quais os benefícios de cada uma para a alimentação

Carne e seus benefícios

A carne animal é rica em nutrientes e proteínas fortalecendo os ossos, a pele e a cartilagem. Sendo ela uma das principais fontes alimentícias que favorece para o emagrecimento, ajudando a criar massa magra no corpo e tonificar a musculatura.

A carne também diminui o apetite pois proporciona a sensação de saciedade por mais tempo do que os demais alimentos, ela contribui para aumentar o tempo de vida das pessoas, faz a prevenção de doenças e fortalece o sistema imunológico.

Ainda assim, cada tipo de carne possui os seus próprios percentuais calóricos que interferem no funcionamento do organismo, para entender melhor veja quais são os benefícios de cada uma para a cadeia alimentícia.

Carne e seus benefícios

Carne bovina

Carne bovina ou a carne de boi, é uma das mais ingeridas no brasil, sendo também uma das favoritas no país. Muito presente nos churrascos, no estrogonofe ou então no delicioso espetinho. Essa proteína é bastante nutritiva e saudável para o corpo humano, mesmo que hoje em dia muitas pessoas vejam a carne como algo prejudicial para saúde e até exigem que essa seja retirada da lista dos suprimentos alimentícios.

De qualquer maneira, a carne vermelha é muito importante para o desenvolvimento do ser humano, o fortalecimento do corpo e do sistema imunológico.

Benefícios da carne bovina

A carne bovina possui muita proteína que ajuda na saúde do coração, diminuindo em 27% o número de mortalidade causada por insuficiência cardíaca. A carne também é ótima para quem possui diabetes melhorando os níveis de glicemia e deixando o nível de colesterol estável.

Além de ajudar na prevenção de doenças, a carne bovina auxilia na perda de peso, toda sua proteína ajuda em grande escala no aumento da massa magra e diminuição de gordura do corpo, fortalecendo a musculatura. Para que isso aconteça é importante ficar atento para não ingerir as gordurinhas das bordas da carne porque essa pode não fazer tão bem assim, aumentando os níveis de gordura e até mesmo sendo um grande risco para desenvolver o colesterol.

A carne bovina ainda é um antídoto perfeito para quem deseja combater envelhecimento, pois os seus nutrientes atuam de forma que fazem com que o envelhecimento aconteça de forma mais lenta, melhorando a elasticidade da pele e ainda ajuda no aumento da expectativa de vida das pessoas.

Benefícios da carne bovina

Carne suína

Carne suína ou de porco é a mais popular no mundo, fazendo parte da média de 39% do consumo mundial, por isso ela costuma ser frequentemente servida na alimentação diária, em eventos e em restaurantes especializados, como a Casa do Zé.

Essa é uma proteína muito boa para fazer pratos assados, cozidos ou até fritos por ser bastante saborosa e possuir um grande percentual nutritivo. Antigamente a carne de porco tinha uma alta taxa de gordura, mas isso acabou diminuindo conforme o passar dos anos e hoje ela tem um nível de até 31% a menos que no passado, sendo muito mais recomendada a sua inclusão na alimentação.

Benefícios da carne suína

A carne suína possui uma alta fonte de vitamina B1 que ajuda a acelerar o metabolismo físico melhorando o apetite e garantindo ao sistema nervoso um melhor funcionamento. A carne de porco é um ótimo alimento para controlar o colesterol e a pressão arterial, além disso ajuda a fortalecer a musculatura do corpo.

Essa é uma carne bastante recomendada para crianças e adolescentes que estão em sua fase de desenvolvimento e crescimento, pois o seu alto nível de vitaminas e proteínas ajuda no crescimento mais saudável das mesmas.

Essa carne também ajudar muito no fortalecimento dos cabelos, unhas e da pele, mas tome bastante cuidado pois ela deve ser evitada caso esteja com alguma ferida aberta, tenha diabetes ou então tenha feito algum procedimento estético que exigiu perfurações, colocou piercing ou então fez uma tatuagem, pois nesses casos a carne bovina prejudica a cicatrização.

Benefícios da carne suína

Carne de frango

A carne de frango é muito conhecida por ser um alimento saudável que está muito presente na alimentação de quem faz dieta e costuma ter uma rotina de exercícios físicos. A carne branca é uma excelente opção para a dieta por ter um baixo teor de gordura.

Essa opção não costuma ser a favorita das pessoas quando ingerida pura, mas costuma ser bastante famosa em outros pratos como o pastel, a coxinha, o empadão e demais pratos que tenham a massa como um dos seus acompanhamentos.

Benefícios da carne de frango

O baixo teor de gordura da carne de frango ajuda muito a melhorar a saúde e manter a boa forma, os seus nutrientes causam um déficit nutricional no organismo que ajuda a eliminar gorduras e fortaleceram a musculatura, isso tudo com a perda de peso.

O frango também possui uma alta concentração de vitaminas como a B12, vitamina E e outros que ajudam na saúde ocular, a combater sintomas depressivos e até mesmo a ansiedade. A carne de frango também atua promovendo a saúde cardíaca melhorando os batimentos do coração e diminuindo as chances de desencadear doenças cardiovasculares.

Mas quando for ingerir o frango é preciso se atentar por diferentemente das outras carnes que possuem um valor nutricional parecido em suas partes, o frango é um pouco diferente e cada uma das suas partes possui um percentual nutricional diferente das outras, algumas tendo níveis altíssimos de gordura enquanto outras não possuem quase nada.

Benefícios da carne de frango

Qual a carne mais saudável

Tanto a carne bovina, suína ou a de frango são saudáveis e oferecem ao corpo diversos benefícios ajudando diretamente no bom funcionamento do organismo, sendo assim não é possível determinar qual delas possui um percentual mais saudável, uma vez que isso dependerá dos próprios objetivos das pessoas em relação à alimentação e ao seu corpo.

Veja abaixo o percentual proteico e de gordura de cada uma delas:

  • Carne bovina tem uma média – 24,22% de proteína e 15,42% de gordura;
  • Carne suína tem em média – 25,34% de proteína e 20,06% de gordura;
  • Carne de frango tem em média – 28,5% de proteína e 10,4% de gordura.

Ressaltando que esse é um percentual geral de cada carne, mas a depender da região os níveis podem ter grande alteração.

Porque comemos carne

A razão pela qual ser humano come carne animal é uma com questionamento que não tem uma resposta específica, é só uma tradição que vem sendo enraizada desde os primórdios da terra e apenas atualmente está começando a ter uma mudança onde algumas pessoas como os vegetarianos e os veganos estão buscando tirar esse alimento do quadro alimentício para preservar os animais.

Contudo a carne fornece sim muito mais energia para as pessoas, têm altos níveis de saciamento, contribui para aumentar a estimativa de vida do ser humano e garante muito mais resistência física. Por isso ela se tornou o prato principal de restaurantes, das casas e até mesmo de eventos.

Carne na dieta

A carne como dito anteriormente é um alimento muito rico em proteínas, vitaminas e nutrientes por isso é um excelente alimento para se ter em uma dieta, seja ela para perder ou ganhar peso ou ganhar massa muscular.

Nesse caso, a primeira etapa é analisar qual é o seu objetivo com essa dieta e conforme for você terá uma base de quais carnes deverá consumir para acelerar esse processo.

Há aqueles que prefiram fazer a dieta da carne que é baseada no consumo exclusivo apenas da proteína, mas com essa dieta pode acabar faltando alguns nutrientes a mais na sua alimentação, por isso é mais indicado que seja realizada uma dieta onde você possa fazer a ingestão de outros alimentos também

Carne para emagrecer

Para emagrecer é preciso consumir o menor percentual de gordura possível e por isso nesse caso a melhor carne é a de frango que tem um baixo teor calórico e é bastante nutritiva, além de ser uma carne que pode ser incluída em diversos pratos.

Para isso é mais indicado utilizar o peito de frango, mas caso vá aproveitar as outras partes também, faça antes a retirada da pele que é a região onde mais tem gordura. Caso opte por comer carnes bovinas e suínas evite a costela e as demais partes que tenham alto teor de gordura, preferindo sempre bife ou bisteca sem gordura.

Carne para emagrecer

Carne para ganhar massa muscular

Para ter a carne como um aliado do aumento da massa muscular é preciso escolher aquela com maior teor de proteínas e menor percentual de gordura, nesse caso você deve investir na carne bovina e na carne de frango.

Lembre-se que para ambas deve-se optar sempre pelas carnes magras, como o peito de frango e para a carne bovina prefira filé mignon, alcatra, maminha e patinho.

Carne para ganhar massa muscular

Carne para ganhar peso

Agora se você é aquela pessoa que está com o peso baixo e pretende aumentar esse número é melhor investir na carne bovina e suína.

Mas tenha cuidado com essa alimentação, não é pelo fato de você estar querendo aumentar o seu peso que deve fazer isso de uma forma que possa causar riscos para a sua saúde, então evite carnes muito gordurosas optando sempre pelos cortes magros. Veja quais são as melhores opções:

  • Carne bovina – filé mignon, alcatra, maminha e patinho;
  • Carne suína – filé mignon, lombo, bisteca e pernil.

Carne para ganhar peso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *