Festa de aniversário: como organizar

festa infantil
Festas de aniversários são momentos incríveis para se recordar.

Aniversários são sempre datas importantes e celebrá-los com as pessoas que você gosta é um passo importante para aquele dia ficar na memória. Porém, montar uma festa de aniversário do zero pode ser um pouco confuso, por isso, aqui vai um guia para você não esquecer de nada e deixar aquele dia ainda mais especial!

O que fazer para uma festa de aniversário

Festas de aniversário podem ser realizadas de diversos modos. Grandes, pequenas, com decoração especial, sem decoração, etc. Tudo depende do que o aniversariante deseja. Mas a maioria segue um padrão simples: definir convidados, definir o lugar da festa, definir o cardápio e definir a decoração do ambiente.

O que fazer para uma festa de aniversário simples e com pouco dinheiro?

Festas mais simples não significam menos especiais. Priorize os familiares e as pessoas mais próximas na hora dos convites, seja sucinto. Para a decoração, use toalhas ou tecidos que estão na sua casa e você nem lembrava mais que existiam, eles podem ficar lindos quando combinados com alguns balões coloridos.

Outra ideia é procurar na internet alguns convites gratuitos e bonitos. Há também algumas opções de decorações sem custos, basta imprimir e expor conforme seu gosto. Pompons e balões podem ser uma ideia boa e barata, são fáceis de preparar e de arrumar. Defina uma cor que combine com o tema (se tiver) e coloque a família para trabalhar. Pompons podem ser feitos com papel de seda e um barbante, todo mundo consegue fazer!

Na hora do bolo, pense em algo mais simples. Com menos convidados, menos bolo será necessário, não insista em comprar um bolo gigante, ele vai sobrar aos montes. Se você tem um pezinho na cozinha não deixe de lado essa oportunidade de fazer o bolo da festa, além de sair mais barato, você e sua família podem se divertir trabalhando em conjunto para deixar a festa linda.

Como montar a lista de convidados

Para montar uma lista de convidados, primeiro pense no tamanho que você deseja que sua festa tenha. Será de, em média, quantos convidados? Após isso, na hora de listar, foque primeiro em quem sempre esteve perto de você. Sua família próxima também deve estar no topo da lista. Não pense apenas nas pessoas que você vê todo dia, mas sim naquelas que são especiais para você. Não fique convidando pessoas por educação, a festa é sua e ela deve ter a presença das pessoas que você ama.

Pessoas sozinhas em festas não se sentem tão confortáveis, por isso, planeje sua lista em grupos de pessoas que se conhecem e que vão se fazer companhia. Lembre-se do quão estranho é ir em uma festa conhecendo somente o aniversariante.

Também não ultrapasse sua estimativa de convidados, não convide pensando em quantas pessoas devem faltar na festa. Isso pode gerar confusão e pode até mesmo faltar comida e mesas.

Convites de festa

O convite da festa é o que vai mostrar a identidade e o estilo de sua festa. Claro que hoje em dia, com o avanço da internet, tudo ficou mais fácil, avisar alguém de uma festa pode ser feito apenas mandando uma mensagem. Mas isso não significa que seu convite precisa ser simples.

Convites de festa em papel

Se você é daqueles que ainda preferem papel, saiba que há muitos modelos lindos de convites na internet que podem deixar seu convite lindo e com poucos custos. Outra forma é, se você tem algum conhecimento de arte, fazer seu próprio convite. Alguns aplicativos são fáceis de usar e são bem intuitivos, basta deixar sua criatividade funcionar.

Não esqueça de entregar ou enviar os convites com uma boa antecedência, se for por correio, lembre-se do tempo que eles podem demorar até chegarem ao destinatário.

Convites de festa digitais

Já se você prefere algo mais prático e rápido, convites digitais são uma boa mão na roda. Como na opção anterior de convites de papel, você pode fazer uma arte e enviar online para seus convidados. Ou então, se preferir algo mais interativo, criar eventos em redes sociais e grupos da festa são uma boa ideia, assim os convidados podem interagir entre si e irem confirmando, ou não, a presença.

Festa de aniversário infantil

Festas infantis são sempre muito animadas, portanto pense em quantas crianças estarão na festa e se prepare para entretê-las. Se o problema não é dinheiro, pense em alugar alguns brinquedos, serão divertidos e garantirão um entretenimento duradouro. Caso o aluguel não seja uma opção, já tenha preparado algumas ideias de atividades. Caso fique muito ocupado, chame algum adulto que seja animado para comandar as brincadeiras. Crianças se entretêm com pouco, basta garantir risadas e animação.

Como decorar festa de aniversário infantil

Cores chamativas são sempre uma boa ideia. Veja se a criança aniversariante gosta de algum personagem ou algo específico como dinossauros ou carros. Se o desejo da criança for algo inspirado em princesas, não deixe de lado coroas e capas.

Se for preferível algo menos chamativo, foque naquilo mais importante como as brincadeiras já comentadas, elas marcarão muito mais na memória do que uma decoração em cima do bolo.

Festa de aniversário de adulto

festa para adultos
Festas de aniversário de adultos podem ser tão divertidas quanto as infantis.

Não é porque você cresceu que festas de aniversário devem ser menos animadas. Festa de aniversário para adultos podem parecer mais sérias do que as de crianças, mas não deixam de ser especiais. A parte boa das festas de adultos é que algumas coisas podem ser simplificadas. Não há necessidade de ter que pensar em jeito de entreter as crianças e também podem ser mais tranquilas. Porém, fazer a festa ser a cara do aniversariante é essencial.

Como decorar festa de aniversário de adulto

Ter um tema para sua festa de aniversário não é sinônimo de ter que escolher algum filme da Disney para liderar suas decorações. Temas simples e que se conectem com o aniversariante são uma ótima pedida.

O tema pode ser baseado na época do ano em que se está sendo comemorada a festa. Como por exemplo, quem faz aniversário em fevereiro, pode fazer no tema carnaval. Já para aqueles que comemoram em junho, festa junina pode ser um tema legal.

Outra ideia é pensar na personalidade da pessoa. Pessoas românticas podem se basear em flores para comandarem suas decorações. Amantes da vida sertaneja podem criar um tema de sítio. Fãs de livros podem montar sua festa com tema de biblioteca. Tudo depende do quão longe suas ideias forem.

Outra ideia é deixar uma cor liderar suas decorações. Acaba sendo mais simples, porém não menos encantador, além de facilitar na hora de comprar os ornamentos.

O que servir em uma festa de aniversário de adulto

Festas adultas podem fugir do básico como docinhos de festa. Dependendo do horário de sua comemoração, um buffet de sushi ou um churrasco podem ser uma boa ideia. Verifique se o ambiente alugado possui uma boa cozinha e quais as disponibilidades de cardápio. Na Casa do Zé, tanto sushi como churrasco e espetinhos são muito bem vindos para deixar o aniversário ainda mais especial. Basta verificar as datas disponíveis para aluguel.

O que comprar para festa de aniversário

Tudo depende do quanto você quer gastar com o evento. Decorações mais elaboradas irão precisar de um orçamento maior, portanto já verifique o quanto e onde você irá adquiri-las. Também veja se o local a ser reservado terá pratos, talheres e copos, alguns ambientes não fornecem esse tipo de utensílio e descobrir isso apenas no dia da festa não vai ser uma experiência muito boa. Se o lugar não fornecer, já anote os descartáveis na sua lista de compras.

O bolo deve ser encomendado com antecedência, para garantir que tenha tempo de o confeiteiro produzi-lo. Já se a ideia é fazer o bolo em casa, não esqueça de olhar a lista de ingredientes. Coloque as lembrancinhas na lista de afazeres também. Por vezes, ela acaba sendo esquecida.

Para festas infantis, não esqueça de chapeuzinhos e outros adereços divertidos para as crianças. E de alugar algum brinquedo, se essa for sua ideia.

Faça uma vaquinha de aniversário

Às vezes o preço de uma festa pode pesar mais do que o planejado. Por isso, uma ideia prática e antiga está aí para te ajudar nesse momento: organizar uma vaquinha entre os convidados.

Uma festa, por mais simples que seja, gera alguns custos que, dependendo do momento, podem ser exacerbados para quem está organizando, portanto, por que não pedir ajuda para as pessoas que estarão usufruindo do evento também? As vaquinhas são ótimos meios de unir todos os convidados para que a festa seja o mais incrível possível.

Hoje em dia, essa ideia fica ainda mais simples, como por exemplo, criar uma vaquinha online. Já tenha na ponta do lápis o quanto sua festa irá custar e planeje uma meta para sua vaquinha. Com as redes sociais, fica fácil espalhar a ideia para seus amigos. As arrecadações ficam simples e eficazes e você ainda evita ficar no prejuízo!

Monte uma playlist de festa de aniversário

Uma experiência sonora de qualidade é uma parte importante da festa. São elas que vão guiar o humor da festa e podem ser cruciais para que o ambiente não fique monótono depois do início do evento. Portanto, não subestime a necessidade de uma boa sequência de músicas.

Caso você não tenha paciência para criar uma playlist do zero com músicas de festa, procure algumas nos aplicativos de streaming ou até mesmo no YouTube. Analise as músicas e veja se elas combinam com a mensagem que você quer para seu evento.

Também veja a duração da playlist, escolha uma que seja mais longa do que a sua festa, ou então já tenha uma sequência planejada, caso sejam curtas demais. Uma festa que fica repetindo as músicas várias vezes é, no mínimo, desagradável.

Lembrancinhas de aniversário: o que preparar?

lembrancinhas de aniversários
Doces em jarras de vidro reutilizáveis são uma boa ideia de lembrancinhas práticas e lindas.

Essa é a hora de agradecer aos convidados por terem ido à sua festa. As lembrancinhas são sempre muito aguardadas, principalmente em aniversários infantis. Pense em algo que seja útil como canecas com doces dentro, copos, sacolinhas reutilizáveis, etc.

Para crianças, até mesmo bonequinhos ou bichinhos de pelúcia podem ser uma boa escolha. Artigos de papelaria também são uma boa pedida, algo simples como algumas canetas e tintas guache já podem deixar todos muito satisfeitos e animados com os mimos.

Se a ideia é criar uma lembrancinha mais extrovertida, balões de gás hélio podem garantir boas risadas entre os convidados.

Lembrancinhas personalizadas também são legais, já que fazem os convidados se sentirem mais importantes ao verem seus próprios nomes nas embalagens na hora da despedida.

Não importa se for algo simples ou mais elaborado, lembrancinhas sempre aquecem os corações daqueles que estão de saída da festa.

Com que roupa eu vou em uma festa de aniversário?

Esse tópico depende muito de qual o estilo e do horário da festa. Uma festa menor e mais simples não vai exigir roupas como ternos e salto-alto. E festas noturnas também não combinam com chinelos. Lembre-se do ambiente em que a festa ocorrerá, lugares descontraídos pedem roupas descontraídas. Já se você é o aniversariante, use algo mais festivo, afinal, você é o motivo de toda a festa estar acontecendo.

Para uma festa infantil, quando a roupa da criança for escolhida, pense no tema da festa. Uma festa com o tema de carros poderia ter uma roupa de piloto, uma festa de princesas poderia ter as vestes de uma princesa, etc.

Onde fazer uma festa de aniversário?

O lugar a se reservar para uma festa de aniversário deve ser adequado ao número de convidados na lista para que todos fiquem confortáveis. Uma cozinha profissional também é muito importante, principalmente se a ideia é realizar uma refeição no local, como almoço ou jantar durante o evento. O local e a data reservados devem ser adequados para você, não é possível agradar a todos e na maioria das vezes terá algum convidado com compromisso naquele mesmo dia.

Lembre-se que, antes de tudo, uma festa de aniversário é para ser divertida. Não se estresse se alguma coisa não sair como o planejado, nem tudo depende de você. Aproveite o momento com seus amigos e familiares e torne esse momento inesquecível.